sábado, 28 de abril de 2012

Saiba mais sobre o ENEM e o SISU


FIQUE POR DENTRO DO ENEM!
Embora tenha surgido apenas como um exame destinado a oferecer um diagnóstico da formação de alunos de Ensino Médio, o resultado obtido pelos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passou a ser utilizado, desde 2004, como critério de seleção para as bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos (Prouni). Em 2009, o Ministério da Educação apresentou uma proposta de reformulação do Enem e sua utilização como forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades públicas federais. A partir de então, não parou de crescer o número de instituições públicas de ensino superior que aderiram ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), incluindo universidades estaduais.
Atualmente, UFF, UFRJ, Unirio, UFRRJ e Uenf são exemplos de universidades públicas no estado do Rio de Janeiro que usarão o Enem como fase única do seu processo seletivo.
O Enem se tornou, dessa forma, o principal meio para o estudante brasileiro conseguir uma vaga numa faculdade pública ou uma bolsa de estudos numa faculdade privada.

CONHECENDO O SISU
O Sistema de Seleção Unificada é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionam novos estudantes exclusivamente pela nota obtida no Enem.
O candidato pode se inscrever simultaneamente no Sisu e no Prouni e ambos os sistemas utilizam o Enem como critério único para seleção dos candidatos. Porém, não é permitido ao estudante matriculado em instituição pública de educação superior ser bolsista do Prouni. Assim, se for selecionado pelo Prouni, o estudante deverá optar por cursar a instituição pública ou a instituição privada na condição de bolsista do Programa.
Ao final da etapa de inscrição, o Sisu seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas ou bônus). Caso a nota do candidato possibilite sua classificação em suas duas opções de vaga, ele será selecionado exclusivamente em sua primeira opção.
São feitas duas chamadas sucessivas dos candidatos selecionados. A cada chamada, os classificados para as vagas a que concorreram têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição, confirmando dessa forma a ocupação da vaga.

CANDIDATO SELECIONADO EM 1ª OPÇÃO:
O candidato selecionado em sua primeira opção não participará da chamada subsequente, independentemente de efetuar ou não sua matrícula na instituição de ensino para a qual foi selecionado. Por isso, o candidato deve ficar atento aos prazos: se for selecionado em primeira opção, só terá esta oportunidade de fazer sua matrícula, pois não será convocado na chamada seguinte.

CANDIDATO SELECIONADO EM 2ª OPÇÃO:
O candidato selecionado em sua segunda opção, tendo ou não efetuado a respectiva matrícula na instituição, continuará concorrendo, na chamada subsequente, à vaga que escolheu como primeira opção.
Assim, se na chamada subsequente o candidato já matriculado na sua segunda opção for selecionado em sua primeira opção (por desistência de candidatos selecionados, por exemplo), a realização da matrícula na vaga da primeira opção implicará no cancelamento automático da matrícula efetuada anteriormente na segunda opção.

LISTA DE ESPERA:
Após as chamadas regulares do processo seletivo, o Sisu disponibilizará às instituições participantes uma Lista de Espera a ser utilizada prioritariamente para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas. Para participar da Lista de Espera do Sisu, o candidato deve manifestar o interesse no prazo especificado no cronograma.
Podem manifestar o interesse, os candidatos não selecionados em nenhuma de suas opções nas chamadas regulares e os candidatos selecionados em sua segunda opção, independente de terem efetuado a matrícula. A manifestação somente poderá ser efetuada na primeira opção de vaga do candidato.
A Prova do Enem está prevista para 03 e 04 de novembro (esta informação não é oficial).

Nenhum comentário:

Postar um comentário