domingo, 1 de abril de 2012

CinePVS - História(1)


Não há nada melhor do que um filminho para relaxar, certo? E por que não, em ano de vestibular, aliar a sessão pipoca com uma pitada de estudo? É para isso que estamos criando essa coluna em nosso Blog: o "CinePVS". Aqui daremos dicas de filmes que podem somar mais informações às aulas, contribuindo para o estudo de vocês. Além disso, sabemos que relaxar um pouco e sair daquela rotina louca de estudos de vez enquando faz bem. Então chame a galera, faça a pipoca e divirta-se!

Os filmes indicados hoje podem contribuir para nossa 4ª aula, sobre Renascimento Cultural e Reformas Religiosas, aproveitem!

LUTERO

Sinopse:
Esta luxuosa superprodução histórica, com locações na Alemanha, Itália e República Tcheca, é a provocante biografia do polêmico Martim Lutero, o padre que, no século 16, dividiu a Igreja e mudou o mundo ao conduzir uma reforma cristã que abriu novas possibilidades para explorar a fé? O luteranismo. Foi um dos períodos mais revolucionários e conturbados da história da humanidade. O filme começa com seus votos para se tornar monge e explora em seguida seu conflito interno, pois que se encontra dividido entre o desejo de ser santificado e a revolta ante a corrupção e a hipocrisia presentes na hierarquia católica. Lutero é acusado de heresia e passa a ser perseguido por cardeais e príncipes. Mas nada o afasta de sua luta: tornar as Escrituras acessíveis ao devoto de posses modestas, alimentando a fé através da justiça e da fraternidade. O filme foi um grande sucesso na Alemanha, onde foi visto por cerca de 2,5 milhões de espectadores.
Assista o filme completo no vídeo abaixo:


O NOME DA ROSA

Sinopse:
Em 1327 William de Baskerville (Sean Connery), um monge franciscano, e Adso von Melk (Christian Slater), um noviço que o acompanha, chegam a um remoto mosteiro no norte da Itália. William de Baskerville pretende participar de um conclave para decidir se a Igreja deve doar parte de suas riquezas, mas a atenção é desviada por vários assassinatos que acontecem no mosteiro. William de Baskerville começa a investigar o caso, que se mostra bastante intrincando, além dos mais religiosos acreditarem que é obra do Demônio. William de Baskerville não partilha desta opinião, mas antes que ele conclua as investigações Bernardo Gui (F. Murray Abraham), o Grão-Inquisidor, chega no local e está pronto para torturar qualquer suspeito de heresia que tenha cometido assassinatos em nome do Diabo. Considerando que ele não gosta de Baskerville, ele é inclinado a colocá-lo no topo da lista dos que são diabolicamente influenciados. Esta batalha, junto com uma guerra ideológica entre franciscanos e dominicanos, é travada enquanto o motivo dos assassinatos é lentamente solucionado.
Assista o filme completo no vídeo abaixo:



5 comentários:

  1. Lutero muito bom, já tinha assistido, vo tentar assistir O NOME DA ROSA .

    ResponderExcluir
  2. Já vi Lutero tbm .. vou ver esse aê tbm , O nome da rosa .

    ResponderExcluir
  3. acho que já vi o Nome da Rosa no colégio na aula de literatura, mas não lembro muito bem como era o filme.

    ResponderExcluir
  4. "O nome da rosa" é muito bom, já assisti e ia mencioná-lo na aula passada, mostra muito bem a idade média. O "Lutero" vou assistir no feriado. =)
    Um filminho é sempre bom!
    Obrigada por disponibilizar os links dos filmes completos.
    Abraço.

    ResponderExcluir