segunda-feira, 2 de abril de 2012

CinePVS - Biologia (1)


Bom, vou indicar um filme que, além de fascinante, irá despertar o interesse na nossa aula de Evolução.

CRIAÇÃO - Creation (2009)


O filme retrata a história de Charlie Darwin. O naturalista britânico que publicou suas idéias no livro "Origem das Espécies" publicado nos meados do século XIX sendo um marco divisor da história da Humanidade.
Na época, a obra de Darwin foi acusada de "matar" Deus ao provar que o homem é fruto de uma modificação (*¹) natural.

O Darwin que veremos no filme é bem diferente daquele velho de barba longa que temos nos livros de biologia. No filme, o cientista está na melhor parte de sua vida, logo após retornar da expedição ao redor do mundo a bordo do navio Beagle.

Darwin era uma pessoa muito religiosa e no filme vamos percebendo que suas convicções religiosas vão, aos poucos, diminuindo conforme sua tese ia sendo elaborada. Sua fé acaba completamente quando sua filha Anne Darwin (que na minha opinião seria uma cientista tão brilhante quanto o pai) morre com apenas 10 anos. 

Sua prima e esposa Emma Darwin é uma mulher muito religiosa e acha que Darwin estaria cometendo um grande pecado contra Deus. No filme, podemos ver que a tese que Darwin elaborava conturbava seu meio social, afetando seu casamento. 

Em resumo, o filme é baseado no livro "Annie's Box", de Randal Keynes (tatareneto de Darwin) e mostra a relação de Darwin com sua família, seu medo de desafiar a Igreja e como tomou coragem de publicar uma das teorias mais fascinantes que existem atualmente.

(*¹) Só uma curiosidade para vocês: Darwin em nenhuma parte do seu livro "Origem das Espécies" escreveu a palavra "EVOLUÇÃO". Sempre tentou usar palavras como 'modificaram', 'transformação', etc. Na ultima frase do seu livro é que lemos algo relacionado quando ele escreve: “(...) as formas mais belas, mais maravilhosas, evoluíram a partir de um início tão simples, e ainda prosseguem hoje em dia neste desenvolvimento.”

Sinopse:
Charles Darwin (Paul Bettany) tem em torno de 40 anos e leva uma vida pacata em uma vila inglesa. Darwin é devotado à sua família, mas ao mesmo tempo é bastante distante deles. A causa principal é o vazio existente com sua esposa Emma (Jennifer Connelly). Darwin apenas se sente bem quando escapa para seu escritório, onde discute o dia com sua filha Annie (Martha West), de apenas 10 anos. Só que há um problema: Emma está morta, há muitos anos. Darwin conversa, ou acredita conversar, com seu fantasma. É o jeito que ele encontra para amenizar a dor que sente e o conflito que possui, ao perceber que a existência de Deus não se encaixa no mundo real.







Um comentário:

  1. sobre isso estou elndo um livro que se chama:A EVOLUÇÃO baseado nas cartas de CHARLES DARWIN

    ResponderExcluir