quarta-feira, 20 de junho de 2012

Questões comentadas BIOLOGIA UERJ 2013 (1º Exame)


A prova apresentou 5 questões de Biologia e que abordaram: fitohormônios, biologia molecular e fisiologia reprodutiva feminina.

O grau de dificuldade da prova foi médio.
Ecologia, que geralmente é cobrado no 1º exame da UERJ ficou de fora, porém a presença da questão 23 (de fitohormônios) foi uma surpresa. Visto que normalmente esse assunto se encontra na prova discursiva.

Questão 23: Letra A
A questão trata sobre hormônios vegetais. Segue um pequeno resumo sobre os hormônios descritos nas opções, visto que isso não vemos no curso.

a) Etileno Hormônio responsável por induzir o amadurecimento dos frutos, além de participar na abscisão das folhas, juntamente com as auxinas. A concentração das auxinas nas folhas de plantas diminui no outono, induzindo modificações na chamada zona de abscisão, que passa a produzir etileno. O etileno enfraquece as células a tal ponto que o peso da folha é suficiente para romper sua ligação com o caule, assim a folha se destaca e cai. 
b) Giberelina - as giberelinas acelerar o crescimento vegetal.  Problemas de crescimento dos vegetais (nanismos) são ocasionados devido à perda da capacidade de formar esse hormônio. As giberelinas também estimulam a germinação das sementes.
c) Acido Abscísicoapesar do nome, ele não é o único responsável pela absisão das folhas. É um inibidor do crescimento das plantas, no sentido de proteger a planta. Nos períodos desfavoráveis, a planta produz o hormônio, que é responsável pela dormência das gemas do caule e pela queda das folhas.  Além disso, o ácido abscísico provoca o fechamento dos estômatos (evitando a perda de água).
d) Ácido indolacéticouma auxina, um hormônio de crescimento vegetal.

A questão pede qual hormônio terá que ser inibido para evitar o amadurecimento dos frutos. Logo devo inibir o ETILENO.

Questão 27: Letra D
A questão aborda a síntese de proteína.

A questão apresenta a seguinte fita de RNA:
AUG CUU CUC AUC UUU UUA GCU
e diz que ocorreu uma mutação na 15º base, trocando a base nitrogenada U por uma base C.

A fita de RNA passa a ser:
AUG CUU CUC AUC UUC UUA GCU

O aluno deveria ver que a códon UUU sintetiza o aminoácido fenilalanina.
Depois da mutação, o códon passa a ser UUC, porém esse códon continua sintetizando o aminoácido fenilalanina.

Logo, a proteína não sofreu nenhuma alteração na sua seqüencia de aminoácidos.

A questão pergunta a probabilidade da proteína NÃO sofrer nenhuma alteração, logo
100% ou 1,00.


Questão 37: Letra A
O dobramento das proteínas dependem da sua SEQUENCIA PRIMÁRIA. O solvente desnatura a proteína desfazendo a estrutura terciária, mas se o solvente é retirado, como não houve a quebra da estrutura primária (sequência de aminoácidos) a proteína pode voltar a ter a mesma forma final.

Questão 39: Letra B
Na presença de inibidores espera-se que seja necessária uma quantidade maior de substrato para atingir uma determinada velocidade de reação, em relação à curva sem o inibidor.

Na inibição competitiva a velocidade máxima de reação é atingida, porém, para isso, é preciso uma quantidade muito maior de substrato na reação. Curva II.

Na inibição não competitiva, o modulador (inibidor) se liga fora do sítio ativo da enzima (sítio alostérico) e a redução, ou não atuação, das enzimas moduladas fazem com que a velocidade máxima de reação não seja atingida. Curva III.

A curva IV sugere que sem substrato a velocidade de reação é máxima. Isto é impossível!
Sem substrato a enzima não terá com quem reagir.

Questão 43: Letra C
Os hormônios presentes no anticoncepcional (estrogênio e progesterona) fazem feedback negativo com a adenohipófise e a mesma não irá produzir os hormônios FSH e LH.

A quantidade de estrogênio presente na pílula sinaliza para a adenohipófise que o folículo ovariano não precisa ser estimulado e, portanto, o FSH não é liberado. Sem o FSH, o folículo não é estimulado e não ocorrerá ovulação. Sem a maturação do folículo não acontecerá o pico de estrogênio que culmina na liberação do LH.
A progesterona presente na pílula mantém as funções uterinas (espessamento do endométrio) junto com o estrogênio.






Nenhum comentário:

Postar um comentário