quarta-feira, 20 de junho de 2012

Questões comentadas BIOLOGIA CEDERJ 2012.2 (Objetiva e Discursiva)


A prova objetiva da prova, comum a todos os candidatos, apresentou os seguintes assuntos: carboidratos, doenças, citologia, classificação dos seres vivos e ecologia.



PROVA OBJETIVA

Questão 6: Letra A
A questão pede o tipo de açúcar encontrado no leite de vaca, que seria a lactose.  
O aluno também lembrar que quem tem “intolerância a lactose” não pode consumir leite ou derivados devido a alergia.

Revisando:
Lactose é um dissacarídeo formado por galactose e glicose.
Sacarose é um dissacarídeo formado por frutose e glicose.(É encontrado em cana de açúcar, beterraba, frutas, etc.)
Frutose é um monossacarídeo. (É o açúcar encontrado nas frutas e no sêmen. )
Maltose é um dissacarídeo formado por duas moléculas de glicose. O amido, quando quebrado, é transformado em maltose, e depois em glicose.

Questão 7: Letra D A questão pedia qual a opção que continha doenças causadas por vírus.

a) Leishmaniose é causada por um protozoário do gênero Leishmania; Toxoplasma também é causada por um protozoário da espécie Toxoplasma gondii.
b) Tuberculose é causada por uma bactéria da espécie Mycobacterium tuberculosis; Resfriado é uma infecção viral, em geral acometido por vírus da família Rinovirus
c) Dengue é causada pelo vírus da dengue; Coqueluche é causada por uma infecção bacteriana da espécie Bordetella pertussis.
d) Raiva é causada por vírus que se instala nos nervos da periferia do corpo e depois no sistema nervoso central; AIDS é causada por pelo vírus HIV.

Questão 8: Letra B
Falamos e muito, principalmente com o pessoal do extensivo, sobre as organelas celulares.

A questão quer saber onde são produzidos os esteróides e onde são produzidas as vesículas que transportam esses esteróides para que sejam secretados para fora da célula.

A questão também informa que os esteróides são composições lipídica, e sabemos que o RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO LISO faz síntese lipídica. Depois que o esteróide é produzido ele tem que exportado para fora da célula... e sabemos que quem faz esse “empacotamento” é o COMPLEXO DE GOLGI (que é representado na figura da questão).

Questão 9: Letra C A classificação taxonômica obedece sempre a seguinte seqüência: REino, FIlo, Classe, Ordem, FAmília, Gênero, Espécie.

Macete: Lembrem-se sempre da palavra REFICOFAGE!!

Questão 10: Letra A Questão de ecologia!! 

A questão fala que a água de lastro é captada pelo navios e que junto com essa água vem diversos organismos daquele local de captação. 

Quando o navio vai embora e chega em outro destino aquela água com esses microorganismos é depositada ali (outro local diferente daquele da captação). Aquele ambiente não é o de origem dos organismos que estão na água de lastro.

Como eu disse em aula, sempre que adicionamos espécies diferentes em um ecossistema isso provoca um desequilíbrio ecológico, pois aquela espécie invasora começa a competir com as espécies nativas.

PROVA DISCURSIVA

Pra quem não fez vale a pena pegar a prova pra revisar alguns assuntos que já vimos no curso e outros assunto que a gente ainda irá ver. Essa prova está excelente para estudar!!

Questão 1:  a) A questão pede quais são os mecanismos representados na figura. 
Esse é considerado o dogma da biologia celular. A letra (a) mostra o DNA fazendo DUPLICAÇÃO. A letra (b) mostra a formação do RNA a partir do DNA, processo denominado TRANSCRIÇÃO. A letra (c) mostra a formação de uma proteína a partir do RNA, processo denominado TRADUÇÃO.

b) O ciclo celular de uma celular consiste na fase interfase e na fase de divisão celular (mitose).

A interfase é o período entre o final de uma divisão celular e o inicio de outra divisão celular. É um período em que ocorre intensa atividade na célula, pois é nessa fase que ocorre a duplicação do DNA. A interfase é dividida em 3 fases:

Fase G1 – Fase em que a células cresce e começa a se preparar para duplicar o DNA.
Fase S – Fase em que o DNA é duplicado.
Fase G2 – Fase em que ocorre um reparo, para ver ser o DNA foi duplicado corretamente e que começa a preparação para a célula começar o processo de se dividir.

Logo, o período em que a letra (a) ocorre é a INTERFASE, mais especificamente a FASE S.

c) DNA, RNA e proteínas são macromoléculas, logo são formadas por moléculas menores. O DNA e o RNA são formados por NUCLEOTÍDEOS. A proteína é formada por AMINOÁCIDOS.

Questão 2:  O citoesqueleto como o próprio nome sugere é o esqueleto da célula, ele que dá a forma e sustentação celular. O citoesqueleto é formado por: filamentos intermediários, filamentos de actina, microtubulos e por proteínas motoras (dineína, miosina e cinesina).

a) O fuso mitótico é formado pelos centríolos para que a célula possa entrar em divisão celular. Os MICROTUBULOS compõe as fibras do fuso mitótico. 
b) A proteínas responsáveis pela contração muscular são: ACTINA e MIOSINA
Essas proteínas se interagem na presença do CALCIO. Nós vimos que o Ca++, na aula de sais minerais, é responsável pela contração muscular.
c) Além dos cílios, que outra estrutura celular possui movimentação? O FLAGELO, que também é constituído por axonema.

Questão 3 a) A figura mostra: BOCA, ESOFAGO, ESTOMAGO, INTESTINO DELGADO e INTESTINO GROSSO, respectivamente.
b) Na boca temos a presença da enzima PTIALINA ou AMILASE SALIVAR. Essa enzima que atua em pH neutro atua na degradação do AMIDO.
c) No estomago (seta III), atua a enzima PEPSINA. Essa enzima atua em pH ácido e atua sobre as proteínas.

Questão 4 a) A TUBERCULOSE (Mycobacterium tuberculosis) e a HANSENÍASE, popularmente conhecida como lepra (Mycobacterium leprae).
b) A única doença das citadas causada por protozoário é a MALARIA (causada pelo Plasmodium). O vetor da doença, ou seja, quem transmite a doença é o mosquito Anopheles.
c) O rato esta envolvido na PESTE, visto que a PULGA do rato é o vetor da doença.

Questão 5 Pro pessoal do extensivo falamos sobre os liquens na aula de relações ecológicas.

a) Liquens são uma associação entre FUNGOS e ALGAS.
b) É uma SIMBIOSE ou MUTUALISMO. Pois é uma relação em que ambos saem beneficiados e é uma relação obrigatória.
c) As ALGAS (cianobactérias) são as fotobiontes. Lembre que essas algas são fotossintetizantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário