segunda-feira, 26 de março de 2012

Por que "Pé de Feijão"?


Quem nunca ouviu a história de “João e o Pé de Feijão”? O conto de fadas é sobre um menino que é enviado por sua mãe ao mercado para vender uma vaca, já que a família passava dificuldades. João, no entanto, troca a vaca por cinco feijões mágicos. A mãe fica desesperada e atira os feijões inúteis pela janela. Mas para surpresa de João, os feijões germinam e crescem de forma colossal, até o céu. João sobe e, depois de passar por inúmeras aventuras, encontra a galinha dos ovos de ouro!

O nome do nosso Blog foi escolhido pelos próprios alunos do Pré-Vestibular Social de Barra do Piraí. Depois de um período de propostas para o nome, abrimos a votação onde os alunos podiam votar. Sabemos que nem todos que queriam puderam participar, já que a votação durou só um dia e foi feita pelo Facebook, que nem todos acessam. Mas a nossa intenção era deixar a escolha nas mãos de vocês, nem que fosse em parte dos alunos, para que desde já a sua participação neste “Pé de Feijão” seja marcante.

Mas por que Pé de Feijão? Achamos que é possível fazer paralelos entre a nossa caminhada de estudos deste ano e o conto de fadas. Poderíamos imaginar, por exemplo, um estudante que vive com muitas dificuldades, mas enxerga no estudo [as sementes mágicas de feijão] a chance de mudar a sua vida. E então encontra a oportunidade de estudar no PVS. Ele tem um sonho!  Estuda bastante [as aventuras] e, no final do ano, vê seu nome na lista de aprovados: passou no vestibular [a galinha dos ovos de ouro]!

No entanto, também há muitos contrastes entre a nossa realidade de estudos e o conto de fadas. O nosso sucesso não será fruto de uma semente mágica, muito pelo contrário. Teremos que nos dedicar e suar a camisa ao longo do ano, estudando bastante e nos apoiando uns nos outros para realizar nossos sonhos.

Gostaríamos de terminar este breve comentário sobre o nome do Blog com esta pergunta para que vocês, alunos, reflitam:

É só um conto de fadas ou pode virar realidade?

2 comentários:

  1. Muito legal o texto! Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Giovani,

    Com fé em Deus ,pois Ele está em primeiro lugar na minha vida e determinação, com certeza conseguiremos e com o amor que sinto que os professores demonstram ao dar as aulas, cada um defendendo a sua disciplina , é maravilhoso , isso é uma grande incentivo .
    Imagina a garotada , jovenzinhos com uma cabeça boa .
    Vamos voar.
    Abraços e até sábado

    Célia PVS turma 5

    Abraço e até sábado.

    Estou falando de mim , tanto tempo sem estudar , mas estou buscando, através de videoaula , procurando

    ResponderExcluir