sexta-feira, 30 de março de 2012

A Disputa pelo Passado



"Apagando a memória" - Carlos Latuff
Quem disse que o passado é coisa dos livros de História? Que é isolado do presente? Na nossa conversa do primeiro dia de aulas do PVS-BPI nós falamos da ligação entre a história/passado com o nosso presente. É fundamental conhecer os fatos ocorridos para entender como o mundo está organizado. Além disso, temos que ter noção de que há disputas pelo passado: o que realmente aconteceu? Qual opinião está certa? Esses debates estão rolando o tempo todo. Ontem, no centro do Rio, tivemos um exemplo claro desta disputa pela verdade.
Uma cerimônia estava marcada para acontecer no Clube Militar, no centro do Rio de Janeiro. O evento aproveitaria a data do aniversário do Golpe Militar de 1964 para fazer um debate sobre “A verdade de 1964” e comemorar os 48 anos do golpe. No evento, estariam diversos militares, entre eles muitos acusados de tortura, assassinato e perseguições políticas durante a ditadura.
Sabendo disso, diversos movimentos sociais que lutam contra a Lei de Anistia, pela apuração dos crimes da ditadura na Comissão da Verdade e pela revelação do paradeiro dos desaparecidos políticos, organizaram uma manifestação. Eles se perguntavam como alguém poderia comemorar o golpe? Comemorar a morte de seres humanos? A perseguição política? O fim das liberdades? E depois de tudo isso ainda ficar impunes?

Ou seja, a História dos anos do “Regime Civil-militar” (como um grupo defende que deve ser chamado o período) ou “Ditadura Militar” (como outro grupo nomeia o período) ainda está em disputa. Qual é a verdade? São os homens em suas relações uns com os outros no presente que vão escrevendo o futuro e disputando qual o passado deve ser lembrado, como ele deve ser recontado.
Esse é só um exemplo das dinâmicas que acontecem pelo mundo continuamente. Para entender essas disputas - as relações, os conflitos, os debates, as trocas econômicas, as influências culturais entre os homens, regiões, países e continentes – é fundamental conhecer nossa História!
Veja o vídeo da manifestação:


Bons estudos a todos! Informe-se! Conheça! Opine!
Giovanni Mannarino - Tutor de História
Pré-Vestibular Social - Barra do Piraí

Nenhum comentário:

Postar um comentário