segunda-feira, 30 de abril de 2012

Cine PVS - História (2)


Este filme pode nos ajudar a compreender melhor o contexto da época. Ele mostra o final da unificação espanhola - conquista de Granada, expulsando os mouros da Península Ibérica em 1492. Com a chegada dos espanhóis no "Novo Mundo", podemos analisar os primeiros contatos entre estes e os nativos: a busca por ouro, a cristianização e os conflitos. Abaixo, vocês podem assitir o filme completo!

1492: A conquista do Paraíso

Sinopse: A viagem de Cristóvão Colombo, que acreditava ser possível atingir "el levante por el poniente", ou seja, o Oriente navegando para o Ocidente, é o cenário épico desse filme de Ridley Scott. A odisséia de Colombo está presente no filme através do cotidiano desgastante, dos motins da tripulação e de toda incerteza que cercava uma expedição daquela época quanto ao rumo e ao prosseguimento da viagem. Sem apoio financeiro de Portugal, a maior potência da época, Colombo dirigiu-se à Espanha e associou-se aos irmãos Pinzon, recebendo ainda uma ajuda dos reis católicos Fernando de Aragão e Isabel de Castela. Com uma nau (Santa Maria) e duas caravelas (Pinta e Nina), o navegador de origem controversa (genovês ou catalão) partiu do porto de Palos em 3 de agosto de 1492 fazendo escala nas ilhas Canárias para reparo de uma das embarcações. Em 12 de outubro do mesmo ano avistou a ilha de Guanani (atual São Salvador). Sem duvidar que estava no Oriente, realizou ainda mais quatro viagens, tentando encontrar os mercados indianos. O filme focaliza também espírito vanguardista de Colombo, suas negociações com a coroa espanhola e a tentativa de estabelecer colônias na América, retratando até a velhice, aquele que é considerado um dos navegantes mais ousados de sua época.


sábado, 28 de abril de 2012

Saiba mais sobre o ENEM e o SISU


FIQUE POR DENTRO DO ENEM!
Embora tenha surgido apenas como um exame destinado a oferecer um diagnóstico da formação de alunos de Ensino Médio, o resultado obtido pelos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passou a ser utilizado, desde 2004, como critério de seleção para as bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos (Prouni). Em 2009, o Ministério da Educação apresentou uma proposta de reformulação do Enem e sua utilização como forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades públicas federais. A partir de então, não parou de crescer o número de instituições públicas de ensino superior que aderiram ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), incluindo universidades estaduais.
Atualmente, UFF, UFRJ, Unirio, UFRRJ e Uenf são exemplos de universidades públicas no estado do Rio de Janeiro que usarão o Enem como fase única do seu processo seletivo.
O Enem se tornou, dessa forma, o principal meio para o estudante brasileiro conseguir uma vaga numa faculdade pública ou uma bolsa de estudos numa faculdade privada.

CONHECENDO O SISU
O Sistema de Seleção Unificada é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionam novos estudantes exclusivamente pela nota obtida no Enem.
O candidato pode se inscrever simultaneamente no Sisu e no Prouni e ambos os sistemas utilizam o Enem como critério único para seleção dos candidatos. Porém, não é permitido ao estudante matriculado em instituição pública de educação superior ser bolsista do Prouni. Assim, se for selecionado pelo Prouni, o estudante deverá optar por cursar a instituição pública ou a instituição privada na condição de bolsista do Programa.
Ao final da etapa de inscrição, o Sisu seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem e eventuais ponderações (pesos atribuídos às notas ou bônus). Caso a nota do candidato possibilite sua classificação em suas duas opções de vaga, ele será selecionado exclusivamente em sua primeira opção.
São feitas duas chamadas sucessivas dos candidatos selecionados. A cada chamada, os classificados para as vagas a que concorreram têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição, confirmando dessa forma a ocupação da vaga.

CANDIDATO SELECIONADO EM 1ª OPÇÃO:
O candidato selecionado em sua primeira opção não participará da chamada subsequente, independentemente de efetuar ou não sua matrícula na instituição de ensino para a qual foi selecionado. Por isso, o candidato deve ficar atento aos prazos: se for selecionado em primeira opção, só terá esta oportunidade de fazer sua matrícula, pois não será convocado na chamada seguinte.

CANDIDATO SELECIONADO EM 2ª OPÇÃO:
O candidato selecionado em sua segunda opção, tendo ou não efetuado a respectiva matrícula na instituição, continuará concorrendo, na chamada subsequente, à vaga que escolheu como primeira opção.
Assim, se na chamada subsequente o candidato já matriculado na sua segunda opção for selecionado em sua primeira opção (por desistência de candidatos selecionados, por exemplo), a realização da matrícula na vaga da primeira opção implicará no cancelamento automático da matrícula efetuada anteriormente na segunda opção.

LISTA DE ESPERA:
Após as chamadas regulares do processo seletivo, o Sisu disponibilizará às instituições participantes uma Lista de Espera a ser utilizada prioritariamente para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas. Para participar da Lista de Espera do Sisu, o candidato deve manifestar o interesse no prazo especificado no cronograma.
Podem manifestar o interesse, os candidatos não selecionados em nenhuma de suas opções nas chamadas regulares e os candidatos selecionados em sua segunda opção, independente de terem efetuado a matrícula. A manifestação somente poderá ser efetuada na primeira opção de vaga do candidato.
A Prova do Enem está prevista para 03 e 04 de novembro (esta informação não é oficial).

terça-feira, 17 de abril de 2012

O surgimento do Islamismo e sua expansão


A Arábia Pré-Islâmica

A Península Arábica está localizada numa região desértica, entre o mar Vermelho e o Golfo Pérsico. A maioria de seu território é impróprio para a agricultura, composto por desertos. Sua população, durante muitos séculos, dedicou-se ao pastoreio. Do início de seu povoamento até o fim do século VI, a Arábia não possuía um poder político centralizado e se achava dividida em duas regiões distintas:

·         Arábia desértica: nesta região, que corresponde à maioria do território árabe, viviam os beduínos, tribos nômades-pastoris em constante disputa pelos oásis e poços de água; (ÁRABES DO DESERTO);

·         Arábia feliz: esta região era formada por tribos sedentárias, organizadas sob forma de clãs familiares, que, nas regiões litorâneas da Península Arábica, desenvolviam uma economia agrícola e mercantil. Nela surgiram as principais cidades árabes, verdadeiros centros comerciais como Meca e Yatreb, pontos de passagem de caravanas que ligavam o Oriente ao norte da África, Nessas cidades, sobretudo em Meca, surgiram aristocracias mercantis, formada por famílias que dominavam o comércio. Em Meca, esse papel era desempenhado pela tribo coraixita. (ÁRABES URBANOS)

 A religião da Arábia pré-islâmica também favorecia a importância da cidade de Meca. Os árabes, antes de Maomé, seguiam o politeísmo idólatra, isto é, cada tribo cultuava seus ancestrais sob forma de ídolos (imagens) que se achavam conservados na Caaba (templo) de Meca. O deus principal era Alá, simbolizado pela “pedra negra”, que, segundo eles, havia sido enviada dos céus.

Anualmente, milhares de peregrinos, oriundos de todas as regiões da Península Arábica, deslocavam-se em direção à Meca, dinamizando ainda mais o comércio e gerando uma riqueza considerável para os mercadores da cidade.


A Unificação Política: Maomé (570 - 632)

Maomé nasceu em Meca, membro de uma família pobre da tribo coraixita, e foi responsável pelo surgimento de uma nova religião, o islamismo, que garantiu a unidade política à Arábia.

Órfão muito cedo, Maomé foi criado por um avô e um tio. Até os 20 anos foi pastor, quando, então, empregou-se na caravana de uma rica viúva chamada Kadidja, com quem veio a se casar mais tarde e de quem teve uma filha. Atuando como caravaneiro, tomou contato com as duas religiões monoteístas da época: o judaísmo e o cristianismo, das quais extraiu elementos para fundar uma nova religião monoteísta.

Após um isolamento no deserto, voltou à Meca, onde, afirmando ter recebido mensagens de Deus, através do Arcanjo Gabriel, tentou divulgar sua doutrina. Dizia-se instrumento de Deus, enviado aos árabes para ensinar- lhes o caminho da salvação.

Sua doutrina condenava o politeísmo idólatra, fonte de disputas entre os árabes, e defendia o monoteísmo fundado na submissão a Alá e na leitura rigorosa do Corão, livro sagrado dos muçulmanos. O “livro santo”, o Corão, que significa “recitação”, não é uma criação de Maomé. Ele é a palavra de Deus, recitada por Maomé.

Ao divulgar sua doutrina, Maomé chocou-se com os interesses econômicos dos coraixitas de Meca que temiam que a nova religião diminuísse as peregrinações à Caaba, prejudicando assim seus negócios. Maomé foi perseguido e expulso de Meca em 622, dirigindo-se para a cidade de Yatreb, episódio conhecido como Hégira. Este acontecimento marcaria o início do calendário mulçumano.

A cidade de Yatreb, depois Medina (“a cidade do profeta”), recebeu Maomé e seus seguidores, aderindo à religião islâmica e divulgando-a entre os beduínos do deserto. Em pouco tempo, Maomé conquistou uma legião de adeptos que, em 630, se dirigiu e conquistou Meca. Conseguiu, dessa forma, impor uma única religião aos árabes, elemento determinante para a unificação política da região; Maomé, além de chefe religioso, passou a ser o chefe político dos árabes. Em 632, o profeta Maomé morreu e foi sucedido pelos Califas (seguidores do profeta).


Os preceitos do Islamismo

a)      Monoteísmo absoluto: “Não outro Deus senão Alá e Maomé é seu profeta.”;

b)      Preces diárias: Todo mulçumano deve orar cinco vezes ao dia na direção de Meca;

c)      Jejum: Todo mulçumano deve jejuar durante os dias do mês do ramadã;

d)     Obrigação social: Os mulçumanos devem dar esmolas;

e)      Peregrinação a Meca: Todo mulçumano que tiver condições deve ir ao menos uma vez na vida à cidade sagrada de Meca.

Outros preceitos estão presentes na doutrina islâmica: é proibido, por exemplo, comer carne de porco e ingerir bebidas alcoólicas. O número de esposas de cada homem é limitado: no máximo quatro.


A postura do islã frente às outras religiões

Os islâmicos fazem uma distinção entre os não-mulçumanos que praticavam religiões do Livro (religiões que pregavam um Deus único, reveladas pelos primeiros profetas: Abraão e Jesus) e os não mulçumanos que seguiam religiões politeístas, idólatras e tradicionais.

Os últimos, os infiéis, deveriam ser apresentados à religião islâmica e convencidos à conversão. No caso de não aceitarem, a guerra era a única saída. Em relação aos primeiros, a relação entre eles e os mulçumanos era boa. Cristãos e judeus poderiam, inclusive, viver em terras islâmica, ter seus templos e professar sua fé, desde que pagassem os impostos instituídos.

Muitos pensam – ou são levados erroneamente a pensar pela nossa mídia tendenciosa - que a jihad seria a “guerra santa” dos mulçumanos, mas não. Jihad significa “esforço para dar o melhor de sua capacidade”, ou seja, é seguir o Corão da melhor forma possível e crescer como pessoa. Uma prova deste respeito dos mulçumanos às demais religiões é o que veremos no próximo item: eles ocupavam novas terras, mas não impediam os nativos de manter sua religião.

A Expansão do Islamismo

Depois da Morte de Maomé, em 632, os mulçumanos iniciaram um processo de expansão militar e religiosa. O preceito do islamismo de levar sua fé a todos os povos do mundo foi um dos pilares desta expansão, mas outros fatores contribuíram: os Impérios vizinhos, Bizantinos e Sassânidas, por exemplo, estavam muito enfraquecidos.

A expansão muçulmana ampliou os domínios árabes no século VII e VIII em direção ao mar Mediterrâneo, conquistou todo o norte da África e só foi contida na Europa por Carlos Martel, do reino Franco, em 732, na batalha de Poitiers. Ainda assim, fincou raízes na Península Ibérica, de onde só foram expulsos definitivamente em 1492 pelos espanhóis. A oeste, ocupou as terras da Pérsia – atual Irã – e chegou até à Índia.

Depois de fincar raízes no norte da África entre os séculos VII e X, a religião foi sendo levada ao sul do Saara, pelas caravanas de comércio que levavam, além de seus produtos, o seu modo de vida e sua religião. Aos poucos, diversos povos foram se convertendo à nova fé. Quando os portugueses chegaram à África no século XIV, encontrou muitos povos "mouros", islamizados.

Durante quase mil anos, os árabes-muçulmanos controlaram a navegação e o comércio no Mediterrâneo, bloqueando o acesso dos europeus ao comércio com o Oriente. Essa ligação comercial ficou monopolizada por eles.

A partir de meados do século VIII, o Império Islâmico começou a dar os primeiros sinais de decadência. Inicialmente porque a dinastia Omíada, responsável pelo apogeu expansionista, foi substituída pela dinastia dos Abássidas que, disputando o poder político, acabou por promover a fragmentação do Império em Califados independentes. Por outro lado, a resistência ibérica à dominação islâmica sobre a região (Guerra de Reconquista) e o movimento das Cruzadas, iniciado no século X pelos cristãos, também contribuíram para o enfraquecimento do Império. Finalmente, os turcos- otomanos convertidos ao islamismo entraram em choque com os árabes pelo domínio do Mediterrâneo.

Essa história da islamização da África também se liga com a História do Brasil. Como diveros escravos foram trazidos de áreas atingidas pela religião islâmica, essa religião chegou deste lado do Atlântico nos navios negreiros. É por isso que, em 1835, os escravos rebelados em Salvador eram islâmicos, na Revolta dos Malês (ao lado, um trecho de um Corão encontrado em Salvador durante a revolta).

Fonte: Site "Algo Sobre" e livro "História Geral da África, vol III



segunda-feira, 16 de abril de 2012

"Histórias do Brasil" (1) - TV Brasil


Episódio:

 "Antes do Brasil, Cabo Frio, 1530"

Neste episódio da série "Histórias do Brasil", produzido pela Tv Brasil, é possível analisar os primeiros tempos da colonização do que veio a ser o Brasil. Podemos detectar o escambo entre portugueses e indígenas e características dos tupi - como a poligamia, guerra ritual e os rituais de antropofagia. Percebemos também como os portugueses não valorizam estas terras nos primeiros anos - já que não haviam descoberto ouro. Instalaram aqui apenas feitorias para defesa e comércio de pau-brasil.



"Muitos chegaram ao Brasil no encalço da descoberta dos portugueses em 22 de abril de 1500. Nas primeiras décadas do século XVI, encantado com o Oriente e suas especiarias, Portugal não fixou colonos na América, mas espalhou feitorias, com função comercial e de defesa, como a de Cabo Frio. Europeus se atiravam no litoral em busca do precioso pau-brasil, que produzia um corante avermelhado cobiçado nos mercados europeus. Outros desembarcavam a força, degredados pela justiça portuguesa, ou acaso, nas tripulações dos navios.  Eram tempos de oportunidades, cobiça e disputas numa terra que nascia sob o signo do encontro entre mundos tão diferentes."

PVS Fazendo Arte!


Participe do Festival Artístico e Cultural do PVS-BPI! Produza trabalhos com o tema: “Vida de Vestibulando”. Os melhores trabalhos participarão da grande exposição do dia 26 de maio! Desejamos que os alunos realizem trabalhos que retratem o dia a dia dos nossos estudantes: seu cotidiano de estudos, momentos de lazer, as atividades no polo com amigos e tutores, os sonhos, as projeções sobre a futura carreira, as dúvidas, as certeza, a dureza da rotina de estudos e o prazer do objetivo cumprido.


Categorias:

a)      Escrita: Textos, poesias, histórias em quadrinhos, reportagens;
b)      Visual: Fotografias, desenhos, esculturas, charges;
c)      Musical: Composições, clipes e apresentações musicais e teatrais;
d)     Virtual: Vídeos, desenhos, animações, reportagens.

Programação:

Lançamento do concurso
14 de Abril
Início das Inscrições de trabalhos
15 de Abril
Final das inscrições de trabalhos
19 ou 24 de Maio*
Resultado e Exposição
26 de Maio


Inscrições:

Envie seu trabalho por e-mail para o tutor Giovanni Mannarino (até 24 de Maio) - giopvs@hotmail.com - ou entregue pessoalmente no polo (até 19 de Maio).

domingo, 15 de abril de 2012

Lista de Exercícios Biologia II

Lista de exercícios II
Assunto: Nutrientes (Cap.3), Sais Minerais e Vitaminas

Galera, segue a nossa segunda lista de exercícios de fixação de biologia.
Usem as listas para aprofundar os assuntos em casa.

Lembrando que essas listas não serão corrigidas em sala de aula. Porém, caso tenham alguma dúvida é só me procurar por e-mail ou no polo!

Na próxima semana eu envio o gabarito para vocês corrigirem!


Clique aqui para baixar a LISTA II

Lista de Exercícios Biologia I

Lista de exercícios I
Assunto: Citologia

Galera, segue a nossa primeira lista de exercícios de fixação de biologia.
Usem as listas para aprofundar os assuntos em casa.

Lembrando que essas listas não serão corrigidas em sala de aula. Porém, caso tenham alguma dúvida é só me procurar por e-mail ou no polo!

Na próxima semana eu envio o gabarito para vocês corrigirem!


Clique aqui para baixar a LISTA I

sexta-feira, 13 de abril de 2012

CinePVS - Biologia (2)

Nas ultimas aulas, muito temos falado de alimentação. Estudamos os nutrientes, calorias, tipos de alimentos, etc.
Então, venho indicar um filme interessante sobre o tema. 


Super Size Me - A dieta do Palhaço.

Sinopse: O diretor Morgan Spurlock decide ser a cobaia de uma experiência: se alimentar apenas em restaurantes da rede McDonald's, realizando neles três refeições ao dia durante um mês. Durante a realização da experiência o diretor fala sobre a cultura do fast food nos Estados Unidos, além de mostrar em si mesmo os efeitos físicos e mentais que os alimentos deste tipo de restaurante provocam.


O filme vai mostrando o que uma alimentação deficiente pode causar em uma pessoa que antes era saudável. Vemos a mudança de humor, danos a saúde, principalmente ao fígado e até mesmo disfunção sexual.


O fator que motivou Spurlock para fazer a investigação foi a crescente propagação da obesidade em todo os Estados Unidos da América, que o diretor do serviço público de saúde dos Estados Unidos da América tinha declarado como "epidemia", e a correspondente demanda judicial contra o McDonald's em nome de duas meninas com sobrepeso, que alegaram que se converteram em obesas como resultado de comer alimentos do McDonald's. 


Ele disse que nesse período comeu mais refeições no McDonald's do que um nutricionista recomenda comer em 8 anos.


O filme completo pode ser visto no youtube, postado a baixo:





terça-feira, 10 de abril de 2012

Alertas de desmatamento na Amazônia verificados pelo DETER somam 388 km² no primeiro trimestre

Turma,
Legal ficarem antenados nesse assunto. Ele tem total relação com votação do novo Código Florestal!
Boa leitura!
Ingrid Araujo
Geografia
<>
Alertas de desmatamento na Amazônia verificados pelo DETER somam 388 km² no primeiro trimestre


Quinta-feira, 05 de Abril de 2012

Nos meses de janeiro, fevereiro e março, 388,13 km² de áreas de alerta de desmatamento e degradação foram identificados pelo DETER, o sistema baseado em imagens de satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destinado a orientar a fiscalização na Amazônia Legal.


O número representa a soma dos alertas verificados no primeiro trimestre do ano. A distribuição das áreas nos Estados em cada mês é apresentada na tabela a seguir.
 
Entre novembro e abril, que consiste na época de chuvas na Amazônia e se torna mais difícil a observação por satélites devido à intensidade de nuvens que cobrem a região, o INPE divulga os resultados do DETER agrupados por bimestre, embora o sistema mantenha durante todo o período sua operação regular e o envio dos dados ao Ibama, responsável pela fiscalização. A pedido do Ministério do Meio Ambiente (MMA), desta vez o INPE divulga o dado de março agrupado ao do primeiro bimestre.


Os pontos amarelos indicados nos mapas abaixo mostram a localização dos alertas emitidos pelo DETER. Em rosa, áreas que estiveram cobertas por nuvens no período analisado.
Mapa de alertas de janeiro, mês em que a cobertura de nuvens impediu a observação de 85% da Amazônia.
Mapa de alertas de fevereiro, mês em que a cobertura de nuvens impediu a observação de 57% da Amazônia.
Mapa de alertas de março, mês em que a cobertura de nuvens impediu a observação de 55% da Amazônia.


Em função da cobertura de nuvens variável de um mês para outro e, também, da resolução dos satélites, o INPE não recomenda a comparação entre dados de diferentes meses e anos obtidos pelo sistema DETER.


Confira os relatórios mensais completos na página www.obt.inpe.br/deter 


Sobre o DETER


Realizado pela Coordenação de Observação da Terra do INPE, o DETER é um serviço de alerta de desmatamento e degradação florestal na Amazônia Legal, com base em dados de satélite de alta frequência de revisita.


Os alertas produzidos pelo DETER servem para orientar a fiscalização e garantir ações eficazes de controle da derrubada da floresta. Embora os dados sejam divulgados em relatórios mensais ou bimestrais, os resultados do DETER são enviados quase que diariamente ao Ibama.


O DETER utiliza imagens do sensor Modis do satélite Terra, com resolução espacial de 250 metros, que possibilitam detectar polígonos de desmatamento com área maior que 25 hectares. Nem todos os desmatamentos são identificados devido à eventual cobertura de nuvens.


A menor resolução dos sensores usados pelo DETER é compensada pela capacidade de observação diária, que torna o sistema uma ferramenta ideal para informar rapidamente aos órgãos de fiscalização sobre novos desmatamentos.


Este sistema registra tanto áreas de corte raso, quando os satélites detectam a completa retirada da floresta nativa, quanto áreas classificadas como degradação progressiva, que revelam o processo de desmatamento na região.


Os números apontados pelo DETER são importantes indicadores para os órgãos de controle e fiscalização. No entanto, para computar a taxa anual do desmatamento por corte raso na Amazônia, o INPE utiliza o PRODES (www.obt.inpe.br/prodes ), que trabalha com imagens de melhor resolução espacial capazes de mostrar também os pequenos desmatamentos.


A cada divulgação sobre o sistema de alerta DETER, o INPE apresenta ainda um relatório de avaliação amostral dos dados. Os relatórios, assim como todos os dados relativos ao DETER, podem ser consultados em www.obt.inpe.br/deter .

VESTIBULARES: isenções, inscrições, provas e datas

Vestibular Estadual 2013
1º Exame de Qualificação
a partir de 23/05 Cartão de Coonfirmação de Inscrição
17/06 Prova
25/06 Resultado
2º Exame de Qualificação:
13 a 15/06 Solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição do 2º EQ
Até 18/06 Postagem do requerimento de isenção e documentação comprobatória para o 2º EQ
13 a 18/06 Entrega do requerimento de isenção e documentação comprobatória para o 2º EQ dos pré-vestibulares comunitários
03/07 Resultado do processo de isenção para o 2º EQ
03 a 25/07 Inscrições
até 27/07 Pagamento da taxa de inscrição de quem não obteve isenção
26/07 a 03/08 Solicitação de condições especiais para realização da prova
a partir de 27/08 Cartão de Coonfirmação de Inscrição
16/09 Prova
24/09 Resultado
Mais informações: http://www.vestibular.uerj.br

UFJF – Campus Governador Valadares - Vestibular de Inverno
24/05 Comprovante de Inscrição no site
02/06 Provas da Primeira Etapa
03/06 Provas da Segunda Etapa
03 e 04/06 Recursos às questões e/ou gabaritos
08/06 Resultado dos recursos
11/06 Divulgação dos aprovados para Segunda Etapa
02/07 Notas da Segunda Etapa
03/07 Pedidos de revisão de provas da Segunda Etapa, se necessário
09/07 Resultado final
Mais informações: http://www.vestibular.ufjf.br/copese/vestibular-pism/

UFMG
13/07 Resultado do Programa de Isenção
Mais informações: https://sistemas.ufmg.br/vest2013/

Cederj
30/05/2012 Encerramento das inscrições
11 a 13/06/2012 Período para solicitação de correções cadastrais e ajustes no CCI
11 a 15/06/2012 Confirmação da Inscrição
16/06/2012 (sábado) PROVA
26/06/2012 Divulgação das notas da Prova de Múltipla Escolha
03/07/2012 Divulgação das notas da Redação e da Prova Discursiva
03 e 04/07/2012 Pedido de Revisão da nota Redação e Discursiva
05/07/2012 Prazo máximo para pagamento da revisão de nota
10/07/2012 RESULTADO FINAL
11 e 12/07/2012 (10h às 19h) Matrícula e Inscrição em Disciplinas
13/07/2012 Divulgação da 1ª Reclassificação
14/07/2012 (13h às 20h) Matrícula dos Reclassificados da 1ª Reclassificação e Inscrição em Disciplinas
16/07/2012 Divulgação da 2ª Reclassificação
17/07/2012 (13h às 20h) Matrícula dos Reclassificados da 2ª Reclassificação e Inscrição em Disciplinas
19/07/2012 Divulgação da convocação para ocupar as vagas remanescentes
20/07/2012 (13h às 20h) Matrícula dos convocados para as vagas remanescentes e Inscrição em Disciplinas
21/07/2012 AULA INAUGURAL (obrigatória)
Mais informações: http://vestibular.cederj.edu.br

Faetec 2012-2
21/05 Resultado do pedido de isenção da taxa de inscrição e cotista
07 a 27/05 Inscrição no site
até 30/05 Período de correção dos dados informados no requerimento de inscrição junto à empresa organizadora
A partir de 11/06 Cartão de Confirmação da Inscrição no site
17/06 Prova Objetiva e Redação
18/06 Divulgação do gabarito oficial da prova objetiva
19/06 Recebimento de recursos do gabarito das provas objetivas
25/06 Divulgação do resultado das provas objetivas e recursos
02/07 Divulgação do resultado da redação
03/07 Recebimento do pedido de revisão da pontuação da redação
06/07 Resultado da revisão da redação
11/07 Divulgação do resultado final
12 a 20/07 Matrícula
24/07 Divulgação da 1ª reclassificação
26 e 27/07 Matrícula da 1ª reclassificação
31/07 Divulgação da 2ª reclassificação
02 e 03/08 Matrícula da 2ª reclassificação
09/08 Divulgação da 3ª reclassificação
13 e 14/08 Matrícula da 3ª reclassificação
Mais informações: http://200.150.155.210/faetec_2012.2/

Cefet-MG 2012-2
até 25/05 Entrega de atestado de candidatos com necessidades especiais
04/06 Comprovante de Inscrição disponível no site
05/06 Solicitação de correções, se necessário, no comprovante
23 e 24/06 Provas
25/06 Recursos quanto ao gabarito, se necessários
02/07 Divulgação de pontuação e classificação no site
03/07 Recurso contra a classificação, se necessário
10/07 Classificação final
12/07 Resultado oficial
17 a 19/07 Matrícula
20/07 Segunda classificação
24/07 Matrícula da segunda classificação
Mais informações: http://www.copeve.cefetmg.br

UFES 2012-2
28/05 a 17/06 Inscrições (sem taxas)
20/06 Divulgação no site de candidatos com irregularidades na inscrição
até 21/06 Regularizações de inscrição, quando necessárias.
22/06 Resultado (baseado na pontuação do Enem 2011)
25 a 29/06 Matrícula
Mais informações: http://www.ccv.ufes.br/

Fonte: Site do PVS

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Chocolate: alimento dos deuses!



Quem não gosta de chocolate? Pode ser preto ou branco, amargo ou ao leite, líquido, em barra ou em ovos de páscoa: essa delícia é uma unanimidade mundial! Nada melhor, portanto, do que aprender um pouco mais sobre esse produto e as ligações que ele pode ter com nosso ano de Vestibular.
História:
Foram os maias os primeiros a descobrir que da semente do cacau era possível extrair um líquido amargo capaz de produzir força e disposição para quem o bebesse. Como parecia uma dádiva divina ficou conhecido com o alimento dos deuses.



Cristóvão Colombo foi o primeiro europeu a experimentar o cacau. Em 1502, na sua quarta e última viagem à América, Colombo surpreendeu uma grande embarcação indígena que transportava produtos agrícolas, incluindo grãos de cacau. Estes grãos eram usados tanto para produzir uma bebida quanto como moeda.
Já no século XVI, no início da colonização da América, a bebida foi levada para a Europa pelos espanhóis com o rótulo de alimento energético e afrodisíaco. Na Europa a bebida amarga ganhou outros ingredientes como o leite e o açúcar e, com o sabor bem mais agradável, se tornou uma bebida de muito sucesso.



Mesmo assim o chocolate sofreu com a resistência da igreja que achava que aquela sensação de prazer poderia ser considerada um pecado. Com o passar dos anos a implicância com o chocolate foi diminuindo e o produto virou um sucesso de vendas, dominando as prateleiras de mercados em todo mundo.



Para atender a essa demanda, que aumentou muito nos séculos XVIII e XIX, o cacau passou a ser plantado em diversas colônias, entra elas o Brasil, particularmente no sul da Bahia (Ilhéus e Itabuna). Durante o Império, o cacau foi um dos principais produtos de exportação brasileiros ao lado do café, cana-de-açúcar e algodão. A Bahia continua sendo o principal estado produtor de cacau no Brasil até os dias de hoje.



A "Revista de História da Biblioteca Nacional” edição n° 43 de abril de 2009 traz um dossiê especial sobre chocolate e alguns artigos interessantes (Clique na imagem para acessar o site da Revista):
O doce sabor da América: O chocolate foi o primeiro sabor americano a conquistar a Europa.( Eddy Stols)
Páscoa, tempo defesta: Evitar os excessos? Que nada. No Brasil Colônia, as atividades da Quaresma agitavam a vida social. (Georgina Santos)
Embalado para viagem: Sob o olhar admirado dos estrangeiros, o Brasil do século XIX vivia a “civilização do cacau”. (Lucia Maria Paschoal Guimarães)
A Bahia no centro do mundo: Na literatura de Jorge Amado, personagens, ambientes e relações sociais retratam o período áureo do cacau. (Antonio Guerreiro)
Chocolate amargo: Relatos narram as desventuras de dois profissionais envolvidos com a iguaria (Fabiano Vilaça)


Literatura:


Um dos autores que melhor transmitiu em sua obra o cenário da região cacaueira da Bahia foi Jorge Amado. Em seu segundo livro, Cacau (1933), o autor mostra a realidade dos trabalhadores de uma fazenda de cacau do sul da Bahia. O livro refletia as tensões políticas da época e as escolhas ideológicas do autor. Conhecer a obra de Jorge Amado é uma obrigação de todos os brasileiros em geral e de todos os vestibulandos em particular, ainda mais neste ano de 2012 em que o autor completaria 100 anos de nascimento.




Biologia:







Poucos conhecem a forma como o chocolate afeta o nosso organismo. Na grande mídia sempre encontramos reportagens que nos dão informações confusas, uma vez que alterna entre uma visão trazendo grandes riscos para a saúde e outra visão exaltando os seus benefícios. Afinal, comer um pequeno pedaço de chocolate é bom ou ruim?


Os benefícios à saúde provenientes do cacau e chocolate são conhecidos há centenas de anos. Quando Hernán Cortez visitou a América Central, uma de suas primeiras observações foi o uso rotineiro do chocolate. Naquela época o produto era consumido como medicamente sendo usado no tratamento de uma série de desordens como angina (princípios de infarto) e “dores no coração”.


A aterosclerose é responsável pela morte de 17 milhões de pessoas por ano no mundo (no Brasil cerca de 300 mil mortes/ano). Esta caracterizada como uma doença inflamatória que causa obstrução nos vasos sanguíneos arteriais, impedindo/dificultando a passagem de nutrientes e oxigênio. O processo de formação de placas ocorre quando partículas de colesterol LDL (“colesterol ruim”), leucócitos e monócitos penetram no vaso sanguíneos e passam a produzir espécies reativas de oxigênio (radicais livres) que vão causar lesões e depósitos de plaquetas que pode levar a formação de trombos. Além disso, os radicais livres são tóxicos às células do vaso sanguíneos, aumentando as chances do vaso obstruir, seguindo-se de trombose e inflamações.


O chocolate e o cacau possuem um composto denominado flavóides, em que doses corretas apresentam efeitos benéficos na prevenção de doenças cardiovasculares, diversos tipos de cânceres, inflamações e conseqüentemente diminuir os efeitos da formação de trombos nos vasos sanguíneos por ser vinculado a uma capacidade antioxidante.


Apesar do chocolate possuir muita gordura saturada, alguns estudos demonstram que o consumo tem efeitos neutros no colesterol LDL (“colesterol ruim”). Estudos recentes inclusive indicam que o consumo de chocolate amargo aumenta a concentração de colesterol HDL (“bom colesterol”).


Além disso o chocolate possuir endorfina e serotonina que atuam como calmante natural e alivia a sensação de dor. Em alguns casos, dependendo das concentrações, a dor pode ser substituída pela sensação do prazer e do bem estar. A endorfina é responsável pelo sentimento de euforia e êxtase que atua no sistema límbico. Inclusive, doses de serotonina são liberadas no corpo durante o orgasmo sexual, por esse motivo que as pessoas dizem que sexo e chocolate tem os mesmo efeitos relaxantes e deixam as pessoas felizes.


A ciência consegue explicar as várias características do chocolate que contribuem para a sua popularidade, mas ainda se discute como ocorrerão os seus efeitos pós-consumo. Mas uma coisa é certa: tanto do ponto de vista científico quanto sensorial, nada se compara ao chocolate.


CinePVS - Alunos também indicam!:
A aluna Luana Carvalho indicou o filme "Chocolate". "Acho que seria bem conveniente para esta publicação, certo? =D"

Sinopse:
Vianne Rocher (Juliette Binoche), uma jovem mãe solteira, e sua filha de seis anos (Victorie Thivisol) resolvem se mudar para uma cidade rural da França. Lá decidem abrir uma loja de chocolates que funciona todos os dias da semana, bem em frente à igreja local, o que atrai a certeza da população de que o negócio não vá durar muito tempo. Porém, aos poucos Vianne consegue persuadir os moradores da cidade em que agora vive a desfrutar seus deliciosos produtos, transformando o ceticismo inicial em uma calorosa recepção.